quinta-feira, 10 de maio de 2012

Raphaela Mello - Segredos de um Vampiro

Raphaela Mello nasceu e mora no interior de São Paulo, formada em Comunicação Social, afirma ser apaixonada pela ficção e por vampiros. No tempo livre gosta de ler, ir ao cinema e viajar. Segredos de um Vampiro – Revelações é o primeiro livro a ser publicado e o terceiro que escreveu.

“Optei por publicá-lo primeiro porque ao terminar de escrevê-lo já iniciei a revisão juntamente com o técnico literário James McSill.”, conta Raphaella.

Quando começou a escrever?

Desde criança eu gostava de escrever, minhas redações de ginásio tinham folhas escritas. Com o passar do tempo deixei de lado a escrita por falta de tempo retomando há uns seis anos quando comecei escrever alguns artigos para revistas e internet. Os livros comecei a escrever há três anos.

Como é seu processo criativo?

Tudo me serve de inspiração, livros, filmes, séries, o dia-a-dia. Algumas vezes, ao ouvir uma frase eu tenho ideia para um livro, porém a história em si geralmente vem ao me deitar, aí enquanto eu não levanto e faço anotações não consigo dormir. Depois à medida que escrevo desenvolvo o tema, não me preocupo com ortografia ou outras correções, digito tudo o que vem à mente, ao terminar o livro aí sim faço as correções necessárias durante a revisão.

Como surgiu a ideia para escrever “Segredos de um Vampiro”?

Após assistir a um episódio da série Vampire Diaries, não me lembro qual, fui dormir e como sempre a história veio e comecei a escrevê-lo. Um fato curioso é que após todos os episódios que assisto dessa série eu sonho com os personagens em outras situações, em outra trama.

Quais foram as dificuldades encontradas na procura por uma editora?

Antes de enviar os originais para as editoras, pesquisei quais editoras publicavam o tema, então entrei em contato para saber quais estavam fazendo avaliação de originais. Preparei meu portfólio e a sinopse do livro, então enviei às editoras. Não posso dizer que tive dificuldades, foi um pouco trabalhoso, contudo tive boas respostas.

Quais são suas influências para escrever?

Meus autores preferidos são Philip Pullman, Dan Brown e Beth Fantaskey, porém todos os livros me influenciam, sejam de forma positiva ou não. Há livros em que não gosto da forma como foi escrito, por exemplo, então procuro evitar a mesma forma nos meus livros.

Quais foram as suas dificuldades para escrever seu primeiro livro? 

As técnicas, como por exemplo, o ponto de vista do personagem onde você deve saber como descrever o que está no campo de visão dele e como ele expressa suas emoções. Por exemplo, não posso colocar que Marq viu seus cabelos arrepiarem, pois, a não ser que ele esteja de frente para um espelho, ele não consegue ver os cabelos arrepiarem. Esse é um erro comum, dentre outros, entre autores iniciantes, por isso acho importante a contratação de um profissional para ajudar na revisão do livro, muitas vezes tais erros passam despercebidos.

Fale um pouco sobre “Segredos de um vampiro”

É um romance onde a trama gira em torno dos segredos. Como na vida, todos têm segredos e quando são revelados alteram a vida dos personagens obrigando-os a fazer escolhas. Não apenas os protagonistas têm seus segredos, outros personagens secundários também têm, inclusive a cidade, portanto a história não se limita aos problemas dos protagonistas e os segredos de outros personagens também influenciam a vida dos protagonistas.

Como foi a reação de sua família e amigos ao saber que você está lançando um livro?

Eles ficaram surpresos, pois só souberam da existência dele depois que consegui publicá-lo. Não queria pessoas perguntando sobre o livro e ter que lidar com a situação caso não fosse publicado, pois sempre tem alguém para dizer "eu falei, é muito difícil publicar um livro no Brasil" ou coisas negativas do tipo.

Como você vê o mercado literário no Brasil para novos autores e o trabalho dos blogueiros nessa divulgação?

Algumas editoras estão investindo em novos autores, porém é preciso ter o livro pronto, revisado, sem erros, aí torna-se mais fácil conseguir publicá-lo. Também o autor deve estar disposto a investir tempo e um pouco de dinheiro para divulgação, pois a concorrência é grande tantos com outros bons autores nacionais como principalmente com os livros internacionais que já chegam ao Brasil com a publicidade feita.
Os blogs têm papel fundamental na divulgação de livros e autores, pois hoje tudo gira em torno da internet, é uma ferramenta essencial.

Quais são suas pretensões para o futuro? Já há planos para outros livros?

Sim. Estou escrevendo a continuação de Segredos de um Vampiro - Revelações e trabalhando na revisão dos outros livros. Desejo continuar escrevendo e publicar muitos outros livros.

Deixe um recado para outros jovens que estão escrevendo ou pensam em escrever um livro.

Não desistam de seus sonhos, façam o melhor, na hora certa a editora certa aparecerá. Invistam no trabalho, aprimorem as técnicas, façam cursos ou contratem um profissional para ajudar. Quando o livro estiver realmente pronto uma editora investirá no projeto. Não desistam diante dos "nãos" que aparecerem.

Considerações finais

A publicação de Segredos de um Vampiro - Revelações foi uma conquista, hoje sinto-me mais confiante para continuar escrevendo e sei que é sim possível publicar um livro no Brasil.
Os leitores que desejarem saber um pouco mais sobre meu trabalho ou que desejarem ler a minissequência desse livro, chamada Transformação, pode fazê-lo através do site:
www.raphaelamello.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário