domingo, 29 de julho de 2012

#10 Resenha - Dona Teresina e sua vizinhança

A filha de Orlinda e Cinicio, habitantes de uma pequena cidade do interior de Sergipe, nasceu com uma herança de família, passada de geração em geração, a Síndrome da FOFOCA. O nome dela é Dona Teresina. Uma mulher que não é ESTILISTA, mas cria sua própria MODA. Com o passar do tempo Dona Teresina se tornou uma moça, não era muito bonita, mas também não era de se jogar fora. Aos 17 anos fez um curso de enfermagem e foi trabalhar em Salvador-BA como cobaia humana. Porém, após quase morrer, decidiu ir para o interior da Bahia, pois gostava mais de cidades pequenas e costumeiras. Agora, depois da longa viagem e com a vontade de viver da venda de geladinhos (suco congelado em saquinhos plásticos) ela estava onde queria... No interior do estado da Bahia, em uma cidade pequena e rotineira. Contudo, iria viver em uma vizinhança totalmente exótica e lunática, convivendo com vizinhos chatos, armando confusões inimagináveis num velório, e sempre trajando vestidos exageradamente berrantes e horrendos. Quando tudo parecia razoavelmente bem na vizinhança, Dona Teresina depara-se com a chegada inesperada de uma nova vizinha, Joaquina Antonieta Ferreira da Cruz e dos Santos, também conhecida apenas por Joaquina, traz à tona uma rivalidade desenfreada e enlouquecedora entre essas duas mulheres, levando a história a um desfecho hilário e inimaginável...
*****
Quem nunca teve uma vizinha fofoqueira que atire a primeira pedra?
Pois é, Dona Teresina é essa vizinha só que multiplicada por 1000, ela não é uma fofoqueira comum, Teresina nasceu com a Síndrome da Fofoca e isso faz com que possa ouvir e enxergar além do que conseguimos, com isso, pode saber de tudo, basta se concentrar um pouco mais e tem uma nova notícia.
Mora numa pequena vizinhança, onde com outras amigas formou a OFV (Organização das Fofoqueiras da Vizinhança) que tinham reuniões e discutiam todas as fofocas, ela ainda é dona de uma empresa de Geladynhos, mas tudo passa a mudar depois de uma confusão com a vizinha Mafalda que todos pensavam ser uma feiticeira que acaba fazendo com que a pobre mulher seja internada.
Dona Teresina pensa que tudo se resolveu e continua na cidade a fofocar e usar suas roupas escandalosas, mas com a chegada de Joaquina irmã de Mafalda vem para tirar a paz de Teresina. As mulheres são muito parecidas, falam alto, brigam o tempo todo e trocam “apelidos”.
Quando chega o dia do Festival da Vizinhança é que tudo se torna muito pior, as duas ajudam de maneira igual na construção de tudo, mas brigam pelo tempo disponível para discursar e é nesse local que aconteceu um grande acidente que muda toda a história.
Assim, eu gostei demais da história, mais uma vez parabenizo Wilgner o estilo de escrita dele é bem diferente de todos que já vi, ao mesmo tempo em que lhe faz rir, não lhe deixa desgrudar da história até que o final chegue. Os personagens são bem interessantes, cada um mais louco que o outro.
Créditos:
Livro - Dona Teresina e sua vizinhança
Autor - Wilgner Murillo Santos
Capa - Guilherme Peres
Editora - Multifoco
Páginas - 93
Como comprar? Editora Multifoco

Um comentário:

  1. Olá, Valber

    Obrigado pela opinião positiva sobre mim e a obra meu querido. E fico feliz por saber que tenha se divertido tanto com o livro quanto eu me diverti ao escrevê-lo. :)

    Um abraço

    ResponderExcluir