sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Os 10 melhores livros de 2011

Ontem (29), fiquei pensando em escrever essa postagem, tentando destacar dos que li os 10 melhores, confesso que foi dificil, gostaria de falar de todos, mas vamos aos 10.

A Cabana - William P. Young

Em primeiro lugar, o livro A Cabana que foi um dos livros que desisti de ler e depois acabei me encantando com tantos comentários positivos e posso dizer que não me arrependo de ter voltado a ler. Além do livro nos apresentar uma história magnífica, nos faz pensar sobre como agimos e sobre a real existência de Deus. O livro abriu um novo leque na minha cabeça e uma nova forma de interpretar o mundo e as ações das pessoas. Nada acontece por acaso, e são nossas próprias escolhas que determinam as consequências lá na frente, então não adianta ficar perguntado "por que?", basta você refletir e irá descobri porque você mesmo deixou isso acontecer.



Diários de Um Vampiro -  L. J. Smith

Não dei nada primeiramente por essa Série, mas não queria ler a Saga de Crepúsculo que tava na febre, todo mundo tinha, lia e assistia. Resolvi comprar essa Séria, que por sinal é fantástica, para os amantes de Vampiros, pode comprar sem medo, você acaba se apaixonando por esse triângulo amoroso, os Irmãos Salvatore - Damon & Stefan e Elena Gilbert. O livro traz muita aventura, ação e você acaba se sentindo em um bom filme. Os capítulos passam depressa, mas um aviso compre a série completa, pois um livro precisa do outro,sempre acaba em partes estratégicas. Abreviei a história dos 4 livros, para não ficar repetitivo.


Guardians 1 - Luciane Rangel

Já comentei tantas vezes de Guardians, até com a própria autora, que já não sei mais o que falar desse livro, vou ter sempre na lembrança, foi o meu primeiro livro de novos autores nacionais e não me arrependi. Quando entrevistei a Luciane, fiquei imaginando como seria essa história, ficava babando horas no blog da autora, lendo sobre os personagens e tudo sobre o livro.
A chance surgiu quando Luciane confirmou a presença na Bienal do Livro da Bahia, acabei por contar os dias e logo que ive na mão comecei a devorar, imagine um livro fantástico desse, em plena semana de provas da facul :s. Foi dificil, mas consegui. O Livro é demais e você acaba por se apaixonar por cada personagem, cada um com sua história e seus problemas. 

O Vendedor de Sonhos - O Chamado - Augusto Cury

O que falar de um autor tão fantástico quanto Augusto Cury, esse foi meu primeiro livro dele e depois daqui comprei vários que está na minha pilha de leitura. Mas o Vendedor de Sonhos, como A Cabana, abre seus olhos para o mundo, a unica diferença é que no Vendedor de Sonhos, os seus olhos são abertos para os problemas e a realidade global, chamado pelo protagonisa - O Mestre - de hospício Global, ele acaba por ir contra todos os sistemas da sociedade, mas ao final acabamos descobrindo que ele falava tão mal do sistema e com tanto convicção porque na verdade ela já fora participante desse sistema e agora dormia na rua, se vestia maltrapilho tentando alertar todos que podiam fazendo pensar sobre a sociedade.


João & Maria - Ana Paula e Marcos Bulzara

 A melhor história de amor que li neste ano, um amor impossível que vence todas as barreiras para ficar junto. E como na vida real, conta com as escolhas e consequências que a vida nos impõe. Gostei muito desse livro e não tinha como não adicionar a essa lista. Quem ainda não conhece, vale a pena ler, se você gosta de filmes americanos, onde as meninas são as Nerd's e os meninos so garanhões, é assim a história desse livro. Faz qualquer um se apaixonar. O que mais gosto nesse livro é o fato de todos os fatos, serem narrados primeiramente aos olhos de Maria - Ana Paula e depois pelo olhar de João - Marcos Bulzara e você acaba viajando pelas entranhas de cada personagem, conhecendo cada um em seu interior. O final é imprevisível, você chega fica com a boca aberta, pensando: Acabou mesmo?

Zorro - Começa a Lenda - Isabel Allende

O livro conta toda a história do Zorro,desde sua infância até as sua aventuras. Toda a história pe bem construída e tão trabalhado que você acha que está assitindo a mais um filme do Zorro e não consegue desgrudar do livro até que chega o fim. Em poucos dias, devorei todo o livro e não tinha como não ler, a maior descoberta é no final, quando a narradora se mostra e você nunca consegue imaginar quem era que estava narrando toda a história, mas adianto que é uma das personagens. Vale a pena ler.




 Não deixei o sol brilhar em mim - Evandro Raiz

Ainda estou devendo a resenha do livro, que saira logo na primeira semana de jan/2012. Mas o livro ganha um destaque nas histórias de vampiros, diferentes de muitos que passam a imagem de que o vampiro é bom e mostra todo o envolvimento com um humano, no livro de Evandro ele mostra esse romance, mas sempre aletra lembrando que um vampiro se alimenta de sangue, sangue humano. Mostrando cenas grotescas da busca de Valquíria por sangue e todo poder que a mesma tem, por ser um vampiro. O  livro ainda traz a proteção e a vingança de Valquíria contra todos que maltratam Dennis, gostei muito do livro o único ponto negativo na minha visão, foi o uso de xingamentos, utilizados por Dennis, já que o livro trata de personagens na pré-adolescência, mas ao longo do livro sumiu. Mas a história é nota 10. Vale muito a pena ler.

Um comentário: