segunda-feira, 2 de julho de 2012

Fabiana Cardoso - ADQS

Fabiana Cardoso nasceu em São Paulono dia 18 de novembro de 1976, é autora do livro ADQS que será publicado pela Editora Modo na Bienal de São Paulo. Conta que sempre adorou ler e desde a adolescência escrevia contos.

“Adoro pessoas e uma boa conversa, todos esses anos trabalhando com fisioterapia e atendendo a pacientes posso dizer que ouvi histórias de vida maravilhosas, observar como a vida age é uma lição inesquecível! Gosto de ler, escrever, conversar, ouvir música, assistir filmes e séries, viajar para novos lugares, conhecer culturas e pessoa diferentes, enfim, sou uma admiradora da vida. Algumas vezes sou calma e tranquila, outras, ansiosa e agitada, muitas vezes quero abraçar o mundo com as mãos, mas às vezes me permito deitar no sofá e ler sem pressa um bom livro. Afinal a única constante na vida é a certeza da mudança.”

Quando surgiu seu interesse pela leitura? Conte-nos um livro que tenha marcado sua vida.

Sempre gostei muito de ler, desde pequena adorava ler estórias para minha irmã caçula e durante as brincadeiras criava personagens e aventuras variadas. Fiquei encantada com ‘As Aventuras de Sherlock Holmes’ que uma amiga me emprestou na adolescência, a narrativa dinâmica e divertida de Sir Arthur Conan Doyle me conquistaram, ao ler o livro parecia que viajava e estava sendo transportada a Londres do investigador, aliás, essa é uma experiência que só o livro proporciona, adoro filmes, mas você sempre é um expectador, enquanto o livro te leva a outro mundo, parece que você participa do que está acontecendo, simplesmente fantástico.

Quando você começou a escrever?

Na adolescência comecei a escrever contos curtos que chamava de As Estórias de Vivi, uma garota meio maluquinha, que apesar de bem intencionada aprontava várias confusões. Comecei a escrever as aventuras da ADQS em 1997, as ideias surgiam e era impossível não passá-las para o papel, por incrível que pareça eu escrevia a mão em um caderno, no ano seguinte para me dedicar à faculdade parei de escrever e guardei esses escritos. Em 2010 quando me casei e fiz minha mudança encontrei minhas anotações, me diverti muito ao reler as aventuras dos agentes secretos e decidi reescrever e atualizar a estória para os dias atuais.

Como é seu processo criativo?

Geralmente a ideia principal para o livro surge e depois começo a compor os personagens que procuro definir muito bem através de uma ficha detalhada com todas as características físicas e personalidades. Conforme a estória avança cada personagem toma atitudes compatíveis com seu perfil, muitas vezes mudei o rumo dos acontecimentos por causa de uma reação inesperada de um personagem, mas eu acho que isso torna o ato de criar e escrever muito prazeroso e às vezes até mágico.

Quais são suas influências para escrever?

Com certeza, o autor que mais me influenciou foi Sir Arthur Conan Doyle, adoro seus livros e seu fantástico personagem Sherlock Holmes que investiga os mais diferentes crimes. Li muito Agatha Christie e recentemente gosto de Dan Brown e Stieg Larsson. Todos me influenciaram de alguma maneira. No mais muitas coisas me inspiram: um livro, uma viagem, uma música, um filme... Enfim em tudo há inspiração basta saber observar.

Como surgiu a idéia de escrever ADQS?

Adoro filmes e livros, em especial os de espionagem e investigação. Sempre dei preferência ao gênero, pois os personagens correm perigo e se aventuram arriscando suas vidas, gosto de emoções fortes. No meu livro tem uma pequena homenagem ao detetive Sherlock Homes e ao agente 007. Pensei inicialmente em formar uma equipe que investigaria crimes, mas como adoro um mistério resolvi que os personagens teriam um passado a esconder. Os agentes secretos da organização ADQS são ex-criminosos que ganharam uma nova identidade e agora combatem o crime, a partir da ideia principal a trama foi surgindo e o noticiário criminal me ajudou a dar veracidade aos casos investigados. A estória é ambientada em São Paulo, apesar de ficção reflete bem a nossa realidade.

Quais foram suas dificuldades para escrever ADQS?

A falta de tempo é minha pior inimiga, pois as ideias surgem e se formam, muitas vezes passo para o papel mesmo de forma desconecta, para depois escrever. Mas é difícil conciliar trabalho, vida pessoal e todas as minhas obrigações com os momentos livres que tenho para sentar tranquilamente e escrever. Quando isso acontece é um prazer enorme, nem vejo o tempo passar e fico feliz ao ver mais um trecho ou capítulo terminado, tenho a sensação de realização. Outra dificuldade é a grande quantidade de personagens ( que vem de diferentes estados e cidades do país ), tive que dar continuidade a trama sem esquecer nenhum.

Como surgiu a escolha do nome do livro, ADQS?

ADQS é o nome dessa Organização Secreta Brasileira, é a sigla para uma frase. Como ficou muito longa na hora de escrever acabei designando a sigla para dar agilidade ao processo de escrita, depois achei que deu um tom de mistério para o título e mantive. Posso revelar apenas que tem relação com a nova identidade que os agentes assumem e que já no segundo capítulo aparece o significado. Parece maldade ficar atiçando a curiosidade, mas por enquanto esse também é um dos mistérios do livro. Rs rs rs . Não sei até quando vou conseguir manter esse segredo, pois várias vezes quase contei em entrevistas como essa! Rs rs

Fale um pouco sobre ADQS?

‘ADQS’ é uma organização secreta brasileira, a trama começa quando uma ex-criminosa é recrutada para trabalhar nela , assumindo a identidade de Thaís Torres! Através dela o leitor vai Desvendando a Organização Secreta, a mais nova agente terá que investigar crimes que a polícia não conseguiu resolver, enquanto ela arrisca sua vida nas operações pouco convencionais, vai conhecendo os outros agentes, que como ela, escondem um passado obscuro, vivendo fortes emoções em suas missões e se arriscando em um romance proibido. Tudo pode acontecer, esses agentes podem estar ao seu lado sem que você perceba!

Quais foram as dificuldades encontradas na procura por uma editora?

Vou ser bem sincera, esse é o primeiro livro que escrevo. Quando recebi o primeiro contato da Modo Editora dizendo que haviam recebido meu original e iriam analisar, eu não me animei muito, baseada em experiências de amigos e conhecidos que tentam publicar a anos e acabam recebendo respostas negativas. Quando a resposta veio, para minha surpresa não era uma negativa, eles solicitavam que eu fizesse algumas alterações para viabilizar a publicação, perguntei se poderiam me orientar em relação as modificações e “ quase cai dura” quando a Adriana Vargas Aguiar ligou pessoalmente e conversou comigo sobre o meu livro. A Adriana foi muito simpática e atenciosa, e o melhor, me contou que havia lido e gostado do livro! Não consigo descrever em palavras a felicidade que senti, foi um reconhecimento inesperado que nunca mais vou esquecer!

Como está a preparação para o lançamento?

Estou muito feliz e ansiosa, o lançamento foi confirmado na Bienal de São Paulo agora em Agosto, no dia 19/08 das 15:00h as 16:00h eu estarei pessoalmente no estande da Editora Delicatta (parceira da Modo Editora) para conversar sobre o livro e autógrafos. Na internet, através de blogs e redes sociais tenho recebido muitas mensagens de apoio e incentivo, estou muito animada com o lançamento!

Como foi a reação de sua família e amigos aos saberem que você estaria publicando um livro?

Os familiares mais próximo que já haviam lido o livro ficaram muito contentes com a publicação, as outras pessoas que sequer sabiam que eu escrevia, ficaram admiradas e me fizeram várias perguntas do tipo: Você é fisioterapeuta porque escreveu um livro, ainda mais um romance policial? Acho que todos nós temos mais de uma habilidade, escrever para mim era um hobby, gostava de criar enredos, passar para o papel e dar forma ao que antes apenas existia em minha mente, é muito gratificante, a oportunidade de publicação surgiu e estou muito feliz de poder compartilhar minhas ideias com outras pessoas.

Como você vê o mercado literário para novos autores e o trabalho de divulgação desenvolvido pelos blogueiros literários?

Existem muitas dificuldades para os novos autores, por sermos desconhecidos, a maioria dos leitores acaba optando pelos autores já consagrados e dando preferência a literatura estrangeira! Diria que é um trabalho de “formiguinha”, muita dedicação e os resultados vão aparecendo aos poucos, eu faço parte do CNA (Clube de Novos Autores) onde nos unimos como uma grande família para trabalhar na divulgação de nossas obras. Os blogs literários estão de parabéns, tenho recebido muito apoio na minha trajetória, inclusive quero agradecer o espaço nessa entrevista para poder falar um pouco do meu livro, obrigada Valber!

Quais são suas pretensões para o futuro? Já há planos para novos livros?

Além de ADQS 2, estou arriscando e comecei a escrever um romance de época que acontece no início do século passado, fiz uma grande pesquisa sobre o período e adorei compor os personagens. Diferente da ADQS que é muito atual, naquela época as mulheres eram obrigadas a aceitar o seu destino, embora as minhas personagens lutem contra as imposições que a vida lhes oferece, o título provisório é Entre o Amor e o Destino, está sendo um prazer escrever algo diferente.

Deixe um recado para outros jovens que estão ou pensam em escrever um livro.

Gostaria de dizer para aqueles que gostam de escrever e tem o sonho de publicar um livro, para que não desanimem se receberem uma resposta negativa. Nem sempre o livro se encaixa na linha que a editora segue e imagino que a quantidade de originais que recebem deva ser grande. Mas acredito que se a pessoa gosta de escrever ela deve insistir, pois a escrita vai se aperfeiçoando com o tempo e com a dedicação. Os primeiros contos que escrevi não merecem publicação, mas guardo-os com carinho, pois foi através deles que consegui desenvolver a escrita e publicar um livro.

Considerações finais

Eu só tenho a agradecer a todos que me ajudaram e acreditaram em mim e no meu livro, espero que gostem que possam se divertir e emocionar com essa leitura. Quem estiver interessado e quiser saber um pouco mais sobre o livro e personagens deixo meu blog a disposição www.fabianacardosoescritora.wordpress.com/adqs, obrigada pelo espaço e parabéns pelo belo trabalho valorizando o autor nacional!


11 comentários:

  1. Fabiana gostei mesmo de sua entrevista. Parabéns e sorte com o ADQS. Felicidades!
    Valdir

    ResponderExcluir
  2. Gostei Fabi, espero que realmente conquiste seus sonhos literários.
    Um grande abraço,
    J.C.Hesse

    ResponderExcluir
  3. Fabi, adorei a entrevista e estou muito curiosa para ler ADQS! ;) Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Olá Valber Assis,estou ficando viciada neste espaço rsss.
    Amei a entrevista a Fabiana é doce e talentosa, gostei muito vc está de parabéns!
    Fabiana eu também gosto muito de Sherlock Holmes e aprendi mais uns truques com você. E só para registrar sou fã e suspeita para falar de ADQS, amo esta organização.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal! Gostei bastante! Estou louca para ler ADQS! XD

    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Linda entrevista! Muito sucesso pra vc, Fabi!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei da entrevista e parabéns pelo espaço literário. Realmente ‘As Aventuras de Sherlock Holmes’ é uma linda obra... excelente iniciação literária a sua. Agatha Christie é uma maravilhosa influencia.

    ResponderExcluir
  8. É isso ai Fabi, tenho certeza que será um grande sucesso. Estou curioso para saber as aventuras desta agencia misteriosa ADQS, com certeza estarei lá no lançamento.Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da entrevista de Fabiana!
    E sobre escrever a história a mão em um caderno, é, eu também passei pelo mesmo processo. Guardo minha pequena pilha de cadernos a sete chaves. kkkkkkk'
    Bom, desejo a Fabiana bastante sucesso com ADQS e com seus projetos futuros.
    Parabéns ao blog pela entrevista. Os melhores ventos a ambos!

    Abraço,
    Mateus Lins
    http://reinodemira.blogspot.com.br/
    http://curiosoinovador.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Amei a entrevista, Fabiana estou contando os dias para o lançamento de ADQS
    Luciane Vieira Z

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Fabiana pela entrevista!
    É sempre bom saber mais sobre os novos autores.
    Sucesso!!!

    http://imaginemia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir