terça-feira, 6 de novembro de 2012

[Especial Guardians] Entrevista



Olá Leitores,
 
 

Continuando a semana especial de Guardians, hoje temos entrevistas com as pessoas que deram vida a essa história, a autora Luciane Rangel e a desenhista Ana Claudia Coelho.
 
Escritora de Guardians
 

Luciane Rangel tem 29 anos, e faz parte da geração que conheceu e se encantou com a cultura japonesa. Aprendeu com a criatividade oriental a desenvolver histórias originais, cativantes e bem estruturadas que logo repercutiram pelos fóruns e nas redes sociais. Ela cursou Magistério no Ensino Médio, formou-se em Direito e hoje é professora.


Ilustradora de Guardians


Ana Claudia Coelho tem 25 anos, e conheceu Luciane através das redes sociais, ela também trazia desde a infância muita familiaridade com a cultura oriental, interessando-se principalmente pela arte gráfica. Formada em Arquitetura e Urbanismo, trabalha na área de restauração de imóveis com valor histórico, além de já ter ilustrado alguns livros infantis e principalmente Guardians.

Como autora, o que significa esse dois anos de publicação?

Apesar de termos conquistado muita coisa nesse período, parece que não passou esse tempo todo. Acho que a minha vida passou a ser bem mais corrida depois da publicação em livro, com eventos, encontros de leitores, emails pra responder, projetos... Mas amo essa correria! =)

Guardians por algum tempo foi uma publicação na internet, quando surgiu a ideia de publicá-lo como livro?

Eu já conhecia a Ana Claudia há um tempinho e a gente tinha muita vontade de trabalhar juntas, em algum projeto legal. Porém, como fazer um mangá com um desenhista só é meio (MUITO!) trabalhoso, tivemos a ideia de criarmos uma história ilustrada. Comecei a ter a ideia de uma história nova, ela curtiu e topou ilustrar. Postávamos os capítulos ilustrados mensalmente num blog e, depois, passamos a publicar também em alguns sites e comunidades de “fics originais” no Orkut. Não tínhamos grandes expectativas, pois as histórias originais não costumam atrair um grande público em meio a tantas fanfics de séries famosas. Mas o público foi surgindo aos poucos, um foi indicando pro outro e, quando vimos, Guardians já estava entre as histórias mais lidas de várias dessas comunidades.

Depois de três anos, com o encerramento da história, muitos desses leitores começaram a apoiar a publicação em livro, e corremos atrás disso inicialmente apenas com o intuito de atender a esses pedidos e agradecer aos leitores e amigos que nos acompanharam online por tanto tempo. E então veio a surpresa de ver guardians atingindo um novo público e ganhando mais leitores.

Já são dois anos de publicação, como você definiria a aceitação do público? Qual dos Guardians surpreende mais os leitores, diante das tantas resenhas que existem de Guardians?

Uma coisa engraçada de Guardians é que é uma série que ainda gera muito preconceito entre aqueles que não leram. Muitos acham que é infantil, por causa da capa colorida, outros pensam se tratar de “uma nova versão de Cavaleiros do Zodíaco”, por causa do elemento “signos” (quando eu nunca nem fui fã dessa série. Sou apenas fã de astrologia! rs). Porém, entre os leitores, eu ainda não tive notícia de nenhuma resenha ou crítica negativa. O pessoal tá curtindo muito, o que me deixa, claro, mais do que feliz! Ainda mais por ter sido algo criado sem a menor pretensão de algum dia virar livro.

Sobre os personagens, é muito divertido perceber que as opiniões são muito diferentes. Todos os guardiões têm seus fãs e seus odiadores. Todos! Não há unanimidade. Porém, há aqueles que agradam mais e esse é o caso do casal Shermmie&Sniper, que são o xodó da maioria dos leitores. Porém, uma grata surpresa que tive foi com o casal Micaela&Maire, que imaginei que teria muita resistência de boa parte do público. Porém, em geral, elas são super queridas pelos leitores, que em sua maioria torcem muito para que elas fiquem juntas no final.

Você tem livros com personagens de diferentes nacionalidades e personalidade, como foi o processo de criação desses personagens variados?

Foi bem trabalhoso e exigiu muita pesquisa, pra não deixar nenhum furo. É um pouco difícil escrever cenas com vários personagens interagindo ao mesmo tempo, sem deixar que isso fique confuso para o leitor. Não foi a toa que levei quase três anos para escrever a história completa.

Conte-nos como foi essa época em que Guardians era apenas uma fanfic, como era feita a publicação, o processo de criação e escrita.

Bem, geralmente eu escrevia os capítulos e enviava para a Ana, que escolhia as cenas que queria ilustrar, fazia os desenhos, e aí publicávamos num blog, em comunidades do Orkut e em dois ou três sites de “fics”. Lembro que nessa época eu estava na minha primeira faculdade e fazia estágio num escritório de advocacia, então escrevia muitas cenas num caderno no ônibus, em horário de almoço e até em filas de banco. Aí nos fins de semana passava tudo pro computador. E sei que a Ana também já fez muitos desenhos em intervalos (e até durante) as aulas da faculdade. rs Nós sempre trocamos muitas ideias, tanto dos desenhos quanto do roteiro, uma com a outra. Era conversa no MSN quase toda noite e pelo menos uma vez a cada dois meses eu ia a casa dela ou ela ia a minha, pra trabalharmos juntas. Apesar de ser uma diversão, sempre levamos isso com muita responsabilidade.

Deixe um recado para quem ainda não conhece Guardians e convide-os para os próximos eventos que Guardians estará presente.

Espero que algum dia tenham a oportunidade de conhecer e, claro, gostem da história! rs

Ah, e quero convidar toda a galera do Rio de Janeiro a comparecer na nossa festa de aniversário de 2 anos da publicação de Guardians! Lá na Nobel do Norte Shopping, no dia 11 de novembro, às 14 horas! =)

E o pessoal dos outros estados também está convidado para assistir ao evento ao vivo pelo site do Novos Escritores. Teremos brincadeiras e sorteios, onde também poderão participar as pessoas que estiverem assistindo online.

E já aproveito também pra convidar o pessoal de São Paulo para o evento que farei junto com a autora Larissa Siriani, no dia 8 de dezembro na livraria Martins Fontes da Paulista, e a galera de Recife pra um evento comigo (e com a Ana Claudia Coelho, desenhista de Guardians!), com a Larissa Siriani e a autora Janaina Rico no dia 19 de janeiro, na Passa Disco.

Agradeço ao Valber pelo carinho de sempre =) Um grande beijo a todos os leitores do blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário