quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Vanessa de Cássia - Entre Amores Cruzados

Trabalhadora, engraçada, cheia de dor, uma menina-mulher, 24 anos. Leitora de tudo. Apaixonada por livros, televisão, filmes, lanches, e muita música boa. Gosto de cores, sabores e lugares diferentes. Gosto do que me consome. Eu literalmente me adoro. Me curto. Tenho manias terríveis. Vou ter eternamente os cabelos vermelhos. E com várias tatuagens. Amo muito dançar, liberta a alma. Essa doce ilusão de achar que me entendo e ainda dividir com as pessoas os segredos da vida. Sou magrela, amarela, bela e tagarela. Amo sorrir e amo chorar. Gosto da felicidade e admiro a tristeza. Sou um pouco de tudo e um tudo de nada! Tenho várias caras. Uma é quase bonita, a outra é quase feia. Sou um o quê? Um quase tudo.
 
 
 
Quando começou a escrever?

Eu comecei a escrever esse livro em 2009. Levei algum tempo para finalizá-lo, pois escrevia e parava. Mas desde nova escrevia poemas, versos, e histórias sem acabar. Tentei colocar um pouco de tudo em Entre Amores Cruzados.

Como é o processo criativo?

Para mim foi um pouco simples, na verdade não segui padrão ou um método. Eu sentava e deixava a história fluir. Em cada parte deixava desenvolver, apenas planejava do que seria tratado o capitulo. Por isso que em cada capitulo eu trato de algo que pode acontecer no dia-a-dia de alguém. Tentei mostrar um lado sentimental e também confuso que vivemos na vida.

Como surgiu a idéia para escrever Entre Amores Cruzados?

Através de músicas. E também de alguns filmes. Como mencionei, eu deixei acontecer de forma simples. As vezes até pensava: “poxa meu livro é tão simples de entender” Não uso palavras difíceis, nada disso. Eu apenas usei um sentimento momentâneo em cada linha. O entendimento de cada um estará em cada palavra ou frase que souberem usar para si. Tentei deixá-lo leve e simples. 

Quais foram as dificuldades encontradas para procurar uma editora?

Eu não encontrei nenhuma, graças a Deus. Um dia eu comentei com um amigo que tinha escrito um livro, ele me falou sobre a Editora Novo Século, que dava oportunidade para novos talentos. Em 2010 quando finalizei, pensei: “Será que mando?” Mas deixei. Quando tive enfim coragem suficiente, mandei apenas para ela, pois não tinha conhecimento direito sobre esse mundo literário. Porém no outro dia me enviaram um email “Seu livro foi aprovado para o Selo de Novos Talentos da Literatura Brasileira” Eu quase surtei. (risos) 

Como foi a reação de sua família e amigos ao saber que você esta lançando um livro?

Foi uma loucura! Eu choro ainda de vez em quando, tentando acreditar! Minha família sempre acreditou, mas nunca imaginaram isso. Meu marido ficou super feliz e está me ajudando em tudo e está sendo maravilhoso. Alguns amigos meu, já tinham lido o livro, e sempre me apoiaram em enviar para uma editora. Mas ficaram muito felizes por saber que deu tudo certo. Mas teve muitas pessoas que me disseram coisas tristes. E antes eu dizia: “Eu escrevi um livro” e diziam “Ah é!” eu ficava arrasada, poxa eu escrevi um livro de 520 páginas, e isso não é interessante! Mas hoje quando eu falei para as mesmas
pessoas “Eu vou lançar meu livro!” eles me disseram “Uau, quero um autografado!” é a vida, não é!

Quais são suas influências para escrever? 

Sempre li muito, mas quando li o Eclipse da saga Crepúsculo, me incentivou a fazer o triângulo. Meu livro não é tão adolescente, por cenas mais quentes que existe, mas a essência do amor que ela sentia por dois. Tentei levar isso ao livro. A pessoa dividida e confusa. Mas as musicas de Amy Winehouse, Pitty, me inspiraram muito. Amo também Paulo Coelho, que foi um dos motivos que comecei a escrever e não desistir dos meus sonhos.

Quais foram as suas dificuldades para escrever seu primeiro livro?

Sinceramente, eu não tinha noção por onde começar. (risos) Até que fiz um texto ao leitor como comecei a escrever. Eu busquei alguma coisa que eu tinha em mim, que me fazia mal, um exemplo a dor de cabeça, tentei colocar sentimentos, e algumas características minhas. Como a personagem principal ser ruiva e ter tatuagem! Peguei a idéia dela ter duas melhores amigas, assim como eu tenho. E deixei fluir os primeiros capítulos, depois foi apenas conseqüências. Uma das coisas mais legais que eu escrevi no texto ao leitor é o seguinte: ”Algumas pessoas insensatas diriam que é minha a história. Eu diria apenas que é fruto de uma desastrosa dor de cabeça.”

Fale um pouco do que o leitor encontrará em Entre Amores Cruzados?

Fiz uma mistura de tudo! Tentei mostrar várias fases do que pensamos que é o amor. Ser amada, desejada. Um amor louco, avassalador, um amor calmo. Terá histórias tristes, melancólicas, rejeições. Dores, depressão, sofrimentos. Sentimentos puros e verdadeiros de amizade. Amor e respeito ao próximo, e principalmente a nós mesmos. Sempre acreditar que podemos ser melhores. Tentei colocar na personagem principal isso, vivenciar suas escolhas. Poder provar antes de saber o que é certo. Saber o que é certo e errado. Deixá-la, ser forte e fraca. Desejada e rejeitada. Decidida e confusa. Ela prova de tudo um pouco, seus medos, suas crises, suas vontades. Ela tenta enfrentar o mundo, como muitas das vezes deixamos de fazer. Por orgulho, por medo, por achar que estamos pecando. Eu tento colocar um pouco de coragem, mas tendo seus limites. Acho que é isso que andei buscando. Ser uma pessoa normal, com dores, sentimentos atrapalhados, feliz, melancólica. Todo mundo vive assim as vezes, ela não é normal e nem a mocinha mais feliz com super poderes. Ela é apenas humana.

Como estão os preparativos para o lançamento?

Estou muito ansiosa! Não vejo a hora deles chegarem para mim! Estou tentando divulgar e atingir ao máximo de pessoas. Através de blogs e pelas redes sociais. Isso tem me ajudado muito, e fico grata por todos que estão me dando oportunidade de mostrar meu trabalho e principalmente por acreditarem nisso.

Quais são suas pretensões para o futuro? Já há planos para outros livros?

Estou muito focada nesse livro, dando total atenção a isso. Mas eu não posso controlar muito a cabeça pipocando informações. (risos) Eu já estou terminando a continuação de Entre Amores Cruzados, que se chama Doce Insensatez, terá o primeiro capitulo no livro Entre Amores Cruzados. Falta apenas finalizá-lo, e irei trabalhar nele mais para frente. Já tenho duas idéias fixas em duas sagas. Agora vou tentar escrever menos paginas e ter mais livros! Já estão desenvolvidos, agora é só me dedicar nisso! 

Deixe um recado para outros jovens que estão ou pensam em escrever um livro.

Nunca desistem de seus sonhos, sejam fieis a eles. Leiam muito, e mostrem a todos que são capazes! Acreditem primeiramente em vocês, assim será tudo mais fácil! Se pintar dificuldades, enfrente-as e jamais desista!

Considerações finais.

Fico muito agradecida a você Valber e a seu incrível blog Revista de Ouro. Obrigada pela ajuda e contribuição na divulgação. Fico agradecida pelos comentários e feliz por estar sendo bem recebida. Espero sinceramente que todos possam ter uma incrível leitura, que em cada linha possa trazer para alguém alguma lição e esperança. Leiam muito, nunca pare de praticar isso, e que apóiem os autores nacionais! Ajudem a literatura brasileira ser mais reconhecida! 

“Seja fiel á seus sonhos. Quem acredita, sempre alcança!” 

“Viva a realidade, acredite na fantasia e sinta o amor em meu mundo que está em Entre Amores Cruzados” 

Abraços e beijos. Vanessa de Cássia.

4 comentários:

  1. Obrigada querido por sua força e dedicação comigo!! Bjsss e fique com Deus! =)

    ResponderExcluir
  2. Minha flor....que Deus te abençoe cada vez mais, você merece...te amoooooo

    ResponderExcluir
  3. Minha flor linda......que Deus continue te abençoando....muito sucesso, você merece!!!!

    ResponderExcluir