quarta-feira, 4 de abril de 2012

# 8 Resenha - Simplesmente Conto Vol.1

O Volume 1 da coletânea SIMPLESMENTE CONTO será um dos seus primeiros contatos com a escrita de Wilgner Murillo Santos – autor já consagrado como o mais novo mestre da ficção, tendo um estilo próprio capaz de seduzir o leitor nas primeiras páginas apenas para impressioná-lo nas últimas. Todos os contos desta obra têm algo em comum: mexem com a imaginação do leitor de uma forma inusitada. Então, caro leitor, prepare-se para vivenciar situações inesperadas a cada página.

*****
"Neste caso, como lhe falta uma moeda, talvez algo intensamente instigante esteja acontecendo e, claro que eu não faço nenhuma idéia do que seja, entretanto, o que posso lhe dizer é o seguinte, sem as duas moedas você não será transportado para o mundo dos mortos e não terá paz”.
Simplesmente Conto. Volume I. Pag.23

Mais sobre a história
O livro é bem pequeno e formado por diversos contos do autor.

Nunca esqueça suas moedas que conta a história de Teodoro, um homem que está indo fazer uma surpresa e acaba “morrendo” em um acidente de carro, ao chegar ao local de passagem, descobre que precisa de duas moedas para fazer a passagem, mas nota que só tem uma moeda em mão, então resolve tentar descobrir se realmente está morto.

História de pescador que conta a história de Manoel, um pescador que acredita nas histórias contadas sobre o Rio São Francisco que em certas noites, todos os seres místicos se juntavam aquela margem para conversar, com isso, ele resolve esperar e ver. Ao acordar lembra que um encontro aconteceu, mas a dúvida fica em sua cabeça, isso realmente aconteceu ou seria uma história de sua imaginação?

Uma aposta insana fala sobre uma aposta um pouco louca entre duas amigas, de uma se fingir de fã de um psicoterapeuta, a ponto de tirar fotos, pedir autógrafos e tudo que uma fã quer do seu ídolo.

Apartamento nº 23 é um conto de terror, contando uma daquelas histórias aterrorizante sobre um determinado apartamento que acaba sendo passado de geração em geração e ganhando algumas modificações.

A Cabana é um conto bônus, aborda uma temática bem adolescente sobre um casal que vai a uma cabana para terem sua primeira relação.
Minha opinião
Nunca tinha lido nenhum livro desse tipo, repletos de contos, mas estou certo de que para o primeiro da lista, SIMPLESMENTE CONTO, me prendeu pelas primeiras páginas, a forma de descrição e a narração do autor são sensacionais. Por ser um livro pequeno e instigante, acabei lendo todo em apenas um dia.

Wilgner passeia por diversos estilos literários e se dá de bem em todos que trabalhou nesse livro, desde um conto mais comédia ao de terror. Gostei de todos os contos, mas destaco dois que não saíram da minha mente, o primeiro foi NUNCA ESQUEÇA SUAS MOEDAS porque a história é bem interessante e APARTAMENTO Nº 23 por trabalhar as histórias que muitos de nós já ouvimos em alguma parte da vida, seja contada por um parente ou amigo, aquelas cheias de terror que se arrasta por gerações e não tem quem diga que não acredita, além do mais, a história termina com um “CONTINUA...”.

Quero parabenizar o autor pelo livro e dizer que estarei esperando pelo próximo volume e para quem ainda não leu, está perdendo tempo, SIMPLESMENTE CONTO vai te levar a lugares desconhecidos com histórias fantásticas.

Créditos:

Livro – Simplesmente Conto – Volume 1
Autor – Wilgner Murillo Santos
Editora - Independente
Páginas - 96

Um comentário:

  1. Oi Valber!

    Gostei bastante da sua resenha. Faz tempo que não leio contos, mas sua descrição do livro me fez ter vontade de lê-lo! Acho que vou gostar!

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir