quarta-feira, 11 de abril de 2012

Hellen Pimentel - Despertar

Hellen Pimentel tem 15 anos. Nasceu e foi criada em São João de Meriti, Rio de Janeiro. Estará lançando este ano, seu primeiro livro, Despertar pela Editora Modo.

“Nunca tive acesso aos livros quando eu era pequena, por isso, penso ser um milagre eu ser escritora, porque normalmente, isso acontece com pessoas que tem toda a infância recheada por livros. Sou uma menina muito confiante para a minha idade, e dentro de mim sempre existe um coração que é capaz de acreditar novamente no amor. Por tanto, já deu para perceber que minha linha literária é romance”, conta a autora.

Quando começou a escrever?

Aos 11 anos de idade, quando abri uma página no Word e tentei começar uma história. No começo não passava de uma coisa embaraçada, sem sentindo. Nem eu sabia o que eu estava querendo escrever! (risos) Acho que dentro de mim tinha um romance, sabe, aquelas coisas melosas, mas, eu ainda estava a procura de todo o enredo. O sentido. Mas foi aos meus 11 anos que comecei a talhar a mão as primeiras peças do meu mundo.

Como é seu processo criativo?

Na verdade, eu não sei. Parte vem muito dos meus sonhos, desejos. Um relacionamento como o de John e Maisie em ‘Despertar’, é tudo o que eu desejaria para mim, e que ainda procuro, na verdade. Amigos loucos, uma família tranqüila, uma escola divertida. Ou quase isso... O meu processo criativo é algo que só eu mesma entendo, o que se torna tudo complicado para outras pessoas. (risos) Chega a ser engraçado, sabe? Mas eu não espero que as pessoas entendam como funciona ou como é o meu processo criativo. Vem de mim, e é isso.

Como surgiu a idéia para escrever “Despertar”?

Nada mais, nada menos do que o desejo de criar um mundo a parte, onde eu poderia entrar e sair quando quiser, sem me preocupar com as regras.

Quais foram as dificuldades encontradas na procura por uma editora?

Todas. (risos) O Brasil reclama tanto dele mesmo, sabe, da cultura. Que aqui não tem cultura, mas fazer o que, se os próprios brasileiros tapam os olhos e os ouvidos para tudo a sua volta? Existem milhares de autores brasileiros que escrevem tão bem, mas não tem nenhuma chance de expor o que tem para dizer. As Editoras também não vêem isso. Aproveitando a oportunidade, gostaria de agradecer a Modo Editora, por ter me dado essa chance de mostrar o que eu realmente sou capaz, pois, os autores precisam disso; somente uma chance para mostrar ao mundo quem realmente somos.

Quais são suas influências para escrever?

Influencia sempre tem, mas as minhas são difíceis citar. Eu não sei realmente de que lado vem, mas sei que vem. Vem da minha criatividade, talvez, junto com todos os filmes e livros que já li. Digo isso quando me refiro aos meus livros, pois quando se trata dos meus textos, tudo muda. Não existem influencias quando escrevo os meus textos. A influencia vem do coração, quando ele quer dizer alguma coisa.

Quais foram as suas dificuldades para escrever seu primeiro livro?

Disposição. (Risos) Disposição e conhecimento. Falta de incentivo também, talvez. No começo eu pensei que não iria dar em nada, então escrevia por escrever mesmo. Escrevia porque era legal ás vezes, mas então depois de um tempo eu fui vendo que era coisa de vida ou morte. RS. Virou fascina, e quando comecei a compartilhar com os meus amigos, eles realmente gostaram e começaram a se interessar pela história, e eu comecei a contar tudo para eles, e começou aquele mini fã clube de “Despertar”. Sem incentivo tudo fica mais chato e difícil.

Fale um pouco sobre “Despertar”.

Despertar é passado em São Francisco. Não me pergunte porque se passa lá. Nem mesmo eu sei. Mas, enfim. Conta a história de uma adolescente americana que não acredita no amor, de jeito nenhum, e esse seu conceito surge depois da morte do seu pai quando ela tinha 7 anos de idade. O tempo passa e ela continua com essa idéia, até alguém aparecer e mostrar que as coisas não são como ela imagina. O nome dele é John Carter. John veio de Orlando, mas nasceu em Austin, no Texas, e cresceu em Malibu. Um menino belo de uma família rica que chega na cidade. Nada mais do que pensar “garoto metido, esse”, mas não é o que acontece. Ele simplesmente faz com que ela sinta os primeiros sintomas de uma paixão. Coisa que Maisie nunca tinha sentido antes. Mas esse amor adolescente inocente deixa de ser romance quando um inimigo da família dos Carter volta querendo vingança, e não mais de John ou de seus pais, e sim de Maisie, por ser o ponto mais fraco. O ponto que move agora, o coração de John. É o primeiro livro de uma série de cinco, onde não passa de um pega-pega macabro entre confiar no amor e se entregar para a morte. Despertar esconde toda uma descendência por debaixo de séculos e séculos dessa história que você pensa conhecer.

Como está a preparação para o lançamento?

Até agora, calmo. Não estamos com pressa, pois o livro sai somente em junho. Estamos fazendo tudo com calma. Com pressa, não conseguimos nada.

Como foi a reação de sua família e amigos ao saber que você está lançando um livro?

A reação mais chocante foi das minhas amigas. Elas simplesmente soluçavam de chorar no telefone, e eu só conseguia dizer, “calma, calma.”. É bem satisfatório ver que eles estão mesmo felizes com tudo que está acontecendo.

Como você vê o mercado literário no Brasil para novos autores e o trabalho dos blogueiros nessa divulgação?
Divulgação é tudo. E o seu livro não precisa necessariamente estar em uma livraria famosa para as pessoas te conhecer. Se você realmente é bom, as pessoas vão ler seu livro e indicar para outra pessoa.
Sobre o mercado literário no Brasil, eu acho realmente que ele está crescendo. Agora eu tenho uma visão melhor sobre todo ele, e vejo que as pessoas tem se interessado nos autores nacionais. Agora que estamos convencendo os brasileiros a valorizar o que é seu, basta mostrar para os estrangeiros que somos tão bons quanto eles.
Sobre o trabalho dos blogueiros, eu acho lindo tudo isso. Eu amo um blog, e quando entro em um, não consigo mais sair! Blog é a forma mais produtiva e legal de promover o título. Eu parabenizo todos os blogueiros dessa Brasil, e desejo a vocês todo o sucesso desse mundo.


Quais são suas pretensões para o futuro? Já há planos para outros livros?
Depois de um intercâmbio para a Inglaterra daqui a três anos, e casar com um Inglês daqui a três anos e meio... (risos), brincadeira. Bem, a parte do intercâmbio, é séria, mas a parte de me casar com um britânico ainda ta no sonho. Assim que eu voltar do intercâmbio, vou estudar para entrar na faculdade de Produção Editorial. Não sei como vai ficar minha vida de escritora ao decorrer dos anos, sinceramente, pois até uns cinco meses atrás eu nem sabia que iria publicar o meu livro! Tenho sim, vários projetos de próximos livros. E olha que são histórias boas, hein! Meus amigos já estão querendo que eu os escreva. Enfim, meu futuro já está escrito, só falta Deus querer que aconteça.

Deixe um recado para outros jovens que estão escrevendo ou pensam em escrever um livro.

“Não desista, não pare de crer. Os sonhos de Deus jamais vão morrer”. Ouvi isso do meu Pastor quando descobri que teria de negar a condição da Editora Novo Século. Não desista. Acredite em você mesmo. É isso o que você quer? Seja forte, você consegue. Todos nós nascemos com capacidade de crescer. Algumas pessoas acreditam, outras não. Se for para cair, caia aos pés do Senhor. Deus não demora, ele capricha. Acredita em você mesmo. Acredite no seu potencial, que você vai longe!

Considerações finais

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a Deus por tudo que tens feito por mim. Pelos lugares autos que tens me colocado. Agradecer a Modo Editora por acreditar no meu potencial e apostar todas suas moedas em mim. Agradecer pela entrevista. Gostei bastante de deixar uma parte de um com vocês. Espero encontrar todos em um evento literário, e para quem gostou da história e quer saber mais, é só entrar no site da editora, que é www.modoeditora.com.br, ou na página do facebook, http://www.facebook.com/DespertarHellenPimentel. Meu face é Hellen Pimentel e o meu e-mail para contato é Hellen.1997@hotmail.com .
Obrigada a todos, mais uma vez. :D

3 comentários: