segunda-feira, 12 de março de 2012

#6 Resenha - Furo de Reportagem



A idéia era entrevistar alguns vizinhos da escola para o jornalzinho. Foi aí que o pessoal deu pelo sumiço de dona Margô. Pior: aquelas pessoas esquisitas na casa da velhinha eram muito suspeitas. Decerto não eram conhecidas nem parentes da senhora, porque mal deram bola pro seu gatinho de estimação.

A investigação começou assim meio na brincadeira. Mas o que Chicão e sua turma iam descobrindo era muito absurdo. Vaivém de pacotes, lençóis lavados de noite, sotaques diferentes, carros aludados. Ali tinha coisa. E das grandes !

*****
“- No sábado voltei na dona Margô. Tudo igual. Até pior: o gato dela estava miando na porta do lado, aquele miado comprido, que nem choro de criancinha.
- Vai ver que ela foi visitar alguém, ora.
- Nada disso, cara, pode crer. Na quinta estive lá e ela não disse nada. Vá lá que ela tenha resolvido sair depois que passei por lá... mas, e os passarinhos e o gato?
-Peraí, chapinha. A velhinha não iria levar os bichos com ela, iria?
- Aí é que tem, Marcos. Ela não levaria, mas onde é que eles ficariam? Lá está um silêncio só, e essa do gato ter ficado do lado de fora... Olha, desde que me entendo por gente, só umas duas vezes ela precisou passar uns dias fora, mas aí pediu pra gente dar comida aos passarinhos e ao gato, pra minha mãe e pra dona Matilde, uma vizinha lá da rua.”


Pg. 8.
Cinco amigos são os protagonistas dessa história - Marcos, Chicão, Décio, Laura, Tereza. Os jovens são responsáveis pelo jornal da escola, mas sempre contam com o atraso na matéria de Chicão e novamente não conseguiu entregar em dia e vem com o que parece ser uma desculpa, contando que a velha senhora alemã que mora próximo de sua casa e seria uma das fontes de sua matéria está sumida.

O que parecia ser apenas uma desculpa e maluquices da cabeça de um garoto, mas Chicão começa a investigar e notar algumas estranhezas, Dona Margô nunca sairia sem deixar seus bichos com alguém, além disso, um casal estava tomando conta da casa, mas tinha uma rotina estranha aos olhos do garoto. Primeiramente uma Kombi dirigida pelo homem que dava várias viagens com pacotes, enquanto a mulher sempre ficava em casa e de vez em quando aparecia nos fundos para lavar alguns lençóis brancos.

Os amigos dele começam a entrar na história e investigar o sumiço de Dona Margô, mas o assunto fica mais sério e Chicão resolve contar ao pai que entende o garoto e passa a ajudá-lo através de um amigo que trabalha como chefe de segurança e tem uns amigos na Polícia Federal e passam a descobrir juntos os mistérios do desaparecimento da velhinha.

Você acaba se envolvendo na história da galerinha de Chicão, o livro é bem pequeno, acabei lendo em dois dias e você navega no desaparecimento dela, mas onde estará Dona Margô, seqüestrada, presa dentro de casa ou apenas precisou sair com pressa não podendo avisar a ninguém e deixou aqueles alemães para tomar conta de tudo?

Além de contar uma grande aventura, o livro deixa a mensagem de como pode ser de grande ajuda que as pessoas estejam prestando atenção ao que acontece em sua própria rua, podendo ajudar e muito as investigações da polícia em alguns casos, mas sempre com segurança.
Embarque nesse mistério. Tenha Furo de Reportagem em sua estante.

"Um grupo de alunos que faz o jornal da escola depara com o desaparecimento de uma vizinha e descobre que algo estranho acontece na casa dela. É o início de uma trama que não fica só na aventura. Furo de reportagem trata de um assunto sério tráfico de bebês. O autor prova que uma boa leitura para adolescentes não precisa ter necessariamente um grande beijo no final da história." (Revista Nova Escola , mar. 1997.)  


Créditos:

Livro – Furo de Reportagem
Autor – Roberto Jenkins de Lemos

Ilustração - Marcelo Martins
Editora – Saraiva
Páginas - 94

Como comprar? Editora Saraiva
 / Livraria Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário